quinta-feira, 23 de abril de 2009

Apartir da próxima semana terá inicio a formação de turmas para os cursos oferecidos pelo Templo da Poesia. Inscrições na sede: rua Barão de Aratanha n°201, esquina com Meton de Alencar. As atividades terão inicio as 09 horas da manhã. Serão ministrados cursos de:
Mosaico com o arte-educador Reginaldo Figueirêdo;
Produção de livros artesanais com o poeta e arte-educador Italo Rovere;
Pintura em gesso e em tela com a supervisão de ambos.
Os professores também ministrarão oficinas de brinquedos com materiais recicláveis.
Cursos de violão e gaita pelos professores Arnaldo e Webstain.
Você pode conferir no youtube o papo literário do Templo da Poesia.


Por Estevão Soares
Dia 09 de maio acontecerá mais um chá, o "Chá com Poesia." A programação acontece até dezembro no primeiro sábado de cada mês. O projeto comemora a inauguração da sede, o lugar serve como ponto de encontro dos amantes da poesia. Mais informações sobre o evento com Reginaldo Figueirêdo no telefone 8586034105. A sede fica na rua Barão de Aratanha n°201, esquina com Meton de Alencar no Centro da Cidade.



Por Myrna Abreu

quinta-feira, 16 de abril de 2009

INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA NAVE

Foi realizado no dia 4 de abril um chá de pré-inauguração do Templo da Poesia. A nova sede da NAVE fica na Rua Barão de Aracati, 201 – Centro. O espaço é destinado à arte e educação e será local para trabalhar a palavra, a fala, a poesia, emoções e sentimentos, além de exposições, oficinas de artesanato e movimentos culturais em geral.
Ítalo Rovere, um dos diretores da NAVE, diz que a sede vai trazer mais benefícios, pois está melhor localizada, podendo reunir pessoas de várias comunidades. Não haverá custo de locação, pois o espaço foi cedido por seus familiares. Um dos integrantes da NAVE, diz estar muito feliz com a criação do Templo da Poesia e espera que as atividades venham a se multiplicar, principalmente com o apoio e participação de toda comunidade, como Gorete Marques que expõe e dá oficinas de arte em mosaico e trabalhos com garrafas pet. Já o presidente do grupo Chucalho, Eriberto Cavalcante, espera que o local se torne um ponto de encontro para os amantes da poesia, bem como de todas as outras atividades, já que, até então, não existia nenhum espaço com essa finalidade. A NAVE está ampliando suas atividades e espera que a comunidade fortalezense possa usufruir do espaço que está sendo criado e que este venha trazer benefícios à educação e a cultura local.

Por Helder Cordeiro.

ABERTO O TEMPLO DA POESIA
















Palco aberto aos poetas e poesias.


As paredes abrigam quadros, citações de poemas – “A leitura é a viagem dos que não podem pegar o trem”, está escrito. Livros nas estantes; na foto histórica, Beatles atravessando Abbey Road; a música está presente com a flautista, pela gaita do moço de longa cabeleira; gente junto a grande mesa posta para o lanche fraterno. Irmandade em torno da poesia, da palavra. Estamos no Templo da Poesia.

Reunidos para um chá, foi inaugurado oficialmente no dia 04 de abril, o Templo da Poesia, o novo espaço para as artes no centro de Fortaleza. O escritor Ítalo Rovere foi quem primeiro deu as boas vindas aos poetas, ouvintes, enfim, aos presentes. “Este é o início de um trabalho que a gente pretende fazer”, afirma.

Antes, um galpão abandonado, agora transformado pela ação conjunta pelo amor a arte e pela vontade de transmiti-la às pessoas - “É espaço dos poetas, das artes em geral”, declara Rovere.
O Templo é democrático. Está aberto a proposta para quem quiser fazer uso dele seja como espectador ou promover alguma atividade - oficinas de poesia, artesanato, teatro.

“Abriga vários aspectos da arte-educação, da poesia, da literatura, artes plásticas, do canto e do teatro. Como tudo é poético, a gente poetiza tudo, a gente poetiza também o teatro poetiza a música. Esse espaço vai abrigar vários grupos. Nós do grupo Poemas Violados já nos abrigamos aqui, esperamos o comparecimento de outros grupos, mas também poetas individuais que queiram”, afirma Nilze Costa, escritora, presidente da NAVE e uma das idealizadoras do local.

Uma espécie de sarau, os convivas mostram sua verve. Como a poetiza Ana Cristina Souto relembrando o escritor Alcides Pinto, falecido ano passado, com o poema “Em Ti”. Os recitais ganham trilha sonora conforme o tema.

O teatro de rua teve sua vez com o Movimento Escambo de Arte Livre com a intervenção poética Morreu Fulano, poesia de cunho social de autoria de Ray Lima.

O Templo está localizado na mesma sede da NAVE. As duas atividades é um apoio à outra, juntamente com o grupo Poemas Violados.


Por Joanice Sampaio.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Um templo para a poesia

A NAVE promove neste sábado, dia 4 de abril, o Chá de Inauguração do Templo da Poesia. O evento contará com a participação de vários poetas da terra. Segundo Reginaldo Figueiredo, responsável pela supervisão do evento, qualquer um pode participar. Para isso, basta que cada um traga uma poesia para que seja compartilhada no templo. Durante o encontro será servido o “lanche fraterno”, momento onde todos compartilharão seu lanche. Por isso é interessante que cada participante contribua trazendo alimentos para partilhar. Também será realizado um abrigo literário em prol do Templo da Poesia para ajudar na sua construção. O evento será realizado na sede da ONG, situada à Rua Barão de Aratanha, nº 201, esquina com a Rua Meton de Alencar, no Centro da Cidade.

Contatos:

3081.8088 / 9115.5405 / 3241.0201. – Nilze Costa

8603.4105 – Reginaldo Figueiredo

8855.4289 – Ítalo Rovere

Por Silvio Ferreira