quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dia Nacional do Escritor


O projeto Dia Nacional do Escritor, da NAVE, foi recentemente aprovado pelo Edital de Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), o qual prevê a realização de um criativo evento literário que será realizado próximo dia 25 de julho, no Templo da Poesia, uma das sedes da NAVE.

Este é um projeto que se traduz numa verdadeira viagem à anatomia do livro e ao encantamento da leitura. O ato de escrever é uma conseqüência do ato de ler. Neste sentido, este evento propõe reunir escritores em torno de um afável debate sobre a arte literária, reunindo nomes de grande importância na área, no nosso Estado, e ao mesmo tempo disseminando a prática da leitura como alimento estético/espiritual, tecendo a arte literária em torno das várias formas de narrar, como o conto, a crônica e a poesia, exaltando ainda a função social destas modalidades de arte.

A escolha do dia do evento não foi por acaso. Em 1960, após do sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente e vice, João Peregrino Júnior e Jorge Amado, respectivamente, foi definido o dia 25 de julho como o Dia Nacional do Escritor.

O evento contará com palestras e debates sobre a Arte de Escrever, oficinas de literatura e livros artesanais, rodas de leitura, sorteio de livros e recitais de poesia com o Grupo Poemas Violados. O evento terá duração de 4 horas e tem como público-alvo estudantes de escolas públicas, universitários e a comunidade em geral. Espera-se que o público compareça e que faça desse evento uma grande festa da literatura nacional, especialmente do Ceará, terra fértil de escritores e poetas.

Helder Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário