quinta-feira, 18 de junho de 2009

TARDE DE LITERATURA

Hoje às 16h aconteceu no Templo da Poesia, o primeiro encontro literário.
O primeiro tema foi Cecília Meireles.
O encontro visa difundir a leitura, encontro com a obra de escritores e formação de leitores.

Joanice Sampaio

Um pouco mais sobre a NAVE

A NAVE é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, fundada em agosto de 1998 por um grupo de mulheres que já atuavam em organizações outras do Terceiro Setor e que, desde a sua fundação, tem como missão desenvolver ações de valorização da espécie humana, contribuindo para a cidadania, cultura local e nacional construindo espaços de vida, amor e ética, na busca da valorização das diferenças de gênero, etnia e livre expressão sexual.

Como trabalhamos?
A Nave tem como orientação metodológica a Abordagem Sistêmica e a Arte Educação valorizando as competências e potencialidades dos beneficiários (as) em situação de vulnerabilidade social, sendo a Arte uma das ferramentas utilizadas em nossas ações. Trabalha com valores e comportamentos relacionados à sexualidade, direitos reprodutivos, prevenção à violência doméstica e às DST/Aids;

O que fazemos?

Assessora outras ONGs nos temas: Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva e Linguagem inclusiva;
- Participou do I Encontro Estadual Mulher e AIDS – de 15 a 17 de junho de 1998, realizado pelo GAPA, com apoio da Secretaria de Saúde do Estado de Fundação Ford.
- Participou do 1° Seminário do Projeto “Intervenções Prioritárias para o controle das Infecções do Trato Reprodutivo no Ceará”, realizado pelo Projeto HIV/AIDS do Ceará – CECAD e Organização Mundial de Saúde (OMS), na Escola de Saúde Pública, período: 31 de janeiro e 1 de fevereiro/2000;
- Ministrou oficinas de Sexualidade e Gênero para o Fórum Social Mundial nos anos de 2000, 2001 e 2002, em Porto Alegre – RS;
- Participou do Curso latino-americano de pastoral e Relações de Gênero, promovido pelo CESEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular:
- Participou da organização da Conferência Nacional de Mulheres Brasileiras, em Brasília, de 6 a 7 de junho de 2002;
- Participou do Programa de Formação de Multiplicadores em Contracepção de Emergência dirigido ao público adolescente, de 13 a 14 de maio de 2002, promovido pelo NEPAIDS/USP (Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS;
- Participou do treinamento Comunicação e Mídia, de 30 de maio a 1º de junho de 2003, a convite do Instituto Patrícia Galvão, em Olinda – Pe.
- Participou do Seminário Internacional de Combate á Exploração Sexual e Tráfico Humano, realizado na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 2004;
Projetos mais relevantes:
- Realizou por todo o ano de 2005 o Projeto “CRIADOL – Prazer em ser Você!” com 80 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em prevenção às DST/AIDS, com enfoque na arte terapia, na Praia de Lagoinha, distrito de Paraipaba-Ce
- Promoveu o seminário: "Tráfico de Mulheres no Brasil"; no dia 19 de julho, às 18h30min, na sede da ADUFC. O evento foi aberto ao público e teve como palestrante Mariana Brasil, escritora e ex-prostituta que conheceu a realidade da prostituição e agenciamento de mulheres brasileiras e estrangeiras na Europa.
- Desenvolveu, por todo o ano de 2006 o Projeto Arte e Cidadania – Uma Fronteira Possível, com pessoas vivendo com HIV/AIDS, sob o patrocínio da Fundação Elton John.
Participação em redes e fóruns:
- Participa do Fórum de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes;
- Participa do Fórum Cearense de Direitos Humanos;
- Participou da coordenação em gestões anteriores – Fórum de Mulheres Cearenses e Fórum de ONG AIDS (esta última, na suplência)


NAVE - NÚCLEO DE AÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA
CNPJ: 03.104.888/0001-09
Endereço: Rua Barão de Aratanha, 2001 – Esquina com Meton de Alencar.
Fone/ FAX : (85) 3241.02.01
E-mail: naveh@terra.com.br ou nilzecosta@terra.com.br

Por Estevão Soares

Perfil de Nilze Costa - Coordenadora da NAVE

Nilze Costa e Silva nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, tendo vindo morar no Ceará com alguns meses de idade. Ainda na adolescência se apaixonou pela Literatura, lendo os grandes clássicos mundiais. Graduou-se em Administração de Empresas e logo após especializou-se em Teoria da Literatura (1986), pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Começou a escrever aos 16 anos, quando, ainda no ginásio, recebeu um prêmio de redação sobre a Guerra do Paraguai. Daí não parou mais de escrever, tendo estreado na Literatura com o Livro Viagem – Contos e crônicas, que teve o prefácio do consagrado poeta Francisco Carvalho. Quando foi instituído o Prêmio Estado do Ceará, Nilze Costa e Silva sagrou-se em 1° lugar, com a novela no Fundo do Poço, editada com a apresentação do contista Moreira Campos.
Em 2001 fundou o grupo Poemas Violados. Promove sistematicamente a oficina de Escrita Criativa: “Palavras não são vãs”. Integra a Rede de Escritoras Brasileiras (REBRA) e Associação dos escritores e jornalistas brasileiras (AJEB). No cotidiano dedica-se a questões relacionadas aos direitos humanos, tendo escrito vários artigos nesta área em revistas de circulação local e nacional. É colaboradora do Jornal o Povo, de Fortaleza, Conselheira do conselho Cearense dos Direitos da Mulher e ex-conselheira do Conselho de Cultura do Estado do Ceará.
A autora está incluída no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novais Coelho - (2002) – Escrituras Editora.

Blog: http://nilze.blogspot.com/

OBRAS INDIVIDUAIS

1. VIAGEM (contos e crônicas) - Secretaria de Cultura do Ceará - 1981
2. NO FUNDO DO POÇO (novela) - Secretaria de Cultura do Ceará (Prêmio Estado do Ceará em 1981)
3. O VELHO (romance) - Secretaria de Cultura do Ceará – 1983
4. O ESCONDERIJO DOS ANJOS (romance-reportagem) - Secretaria de Cultura do Ceará – 1985
5. DILÚVIO (contos) - Secretaria de Cultura do Ceará – 1986
6. MULHERES DE PAPEL (ensaio sobre o personagem feminino na Literatura Brasileira) - Fundação Cultural de Fortaleza – 1990
7. SEM MEDO DA DELICADEZA (Ensaio sobre a violência masculina) - Edições NAVE – 2000
8. FORTALEZA ENCANTADA – Crônicas afetivas sobre a cidade de Fortaleza. Edições Nave – 2007
9. TUDO POR CAUSA DO SOL – Ed. Scortecci – São Paulo – 2009

No prelo: A Mulher sem Túmulo – biografia romanceada da beata Maria de Araújo, protagonista dos milagres de Juazeiro-Ce.


OBRAS COLETIVAS

1. 10 Contistas Cearenses - Secretaria de Cultura - Fortaleza – 1981
2. Multicontos - Bando do Nordeste - Fortaleza – 1984
3. Antologia do Conto Erótico - Realce Editora - São Paulo – 1992
4. O Talento Cearense em Conto - Maltese - São Paulo – 1996
5. Iracemar - Secretaria de Cultura - Fortaleza – 1996
6. Talento Feminino em Prosa e Verso I - REBRA - São Paulo – 2002
7. Antologia do 2° Prêmio Ideal de Literatura – 1999 – Crônicas
8. Talento Feminino em Prosa e Verso II - REBRA - São Paulo – 2004
9. Antologia do 8° Prêmio Ideal de Literatura – 2005 – Crônicas
10. O Amor que move o Sol e outras Estrelas - REBRA - São Paulo – 2005
11. O Talento Delas – REBRA- SP. 2007.
12. O Talento Brasileiro em Prosa e Verso – REBRA – S. Paulo, 2008.


Por Myrna Abreu

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dia Nacional do Escritor


O projeto Dia Nacional do Escritor, da NAVE, foi recentemente aprovado pelo Edital de Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), o qual prevê a realização de um criativo evento literário que será realizado próximo dia 25 de julho, no Templo da Poesia, uma das sedes da NAVE.

Este é um projeto que se traduz numa verdadeira viagem à anatomia do livro e ao encantamento da leitura. O ato de escrever é uma conseqüência do ato de ler. Neste sentido, este evento propõe reunir escritores em torno de um afável debate sobre a arte literária, reunindo nomes de grande importância na área, no nosso Estado, e ao mesmo tempo disseminando a prática da leitura como alimento estético/espiritual, tecendo a arte literária em torno das várias formas de narrar, como o conto, a crônica e a poesia, exaltando ainda a função social destas modalidades de arte.

A escolha do dia do evento não foi por acaso. Em 1960, após do sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente e vice, João Peregrino Júnior e Jorge Amado, respectivamente, foi definido o dia 25 de julho como o Dia Nacional do Escritor.

O evento contará com palestras e debates sobre a Arte de Escrever, oficinas de literatura e livros artesanais, rodas de leitura, sorteio de livros e recitais de poesia com o Grupo Poemas Violados. O evento terá duração de 4 horas e tem como público-alvo estudantes de escolas públicas, universitários e a comunidade em geral. Espera-se que o público compareça e que faça desse evento uma grande festa da literatura nacional, especialmente do Ceará, terra fértil de escritores e poetas.

Helder Cordeiro

Mais chá, mais poesia!

Dia 06 de junho acontecerá mais um encontro na sede da NAVE. Até dezembro deste ano, todo primeiro sábado de cada mês é dia de Chá com Poesia. O lugar é ponto de encontro para aqueles que amam a poesia. A sede da NAVE fica na rua Barão de Aratanha n°201, esquina com Meton de Alencar no Centro da Cidade. Para maiores informações sobre o evento, os interessados devem ligar para 85 86034105.

Por Silvio Ferreia