quinta-feira, 12 de março de 2009

Projetos NAVE

Carlos Amaro é um dos instrutores que realiza trabalhos com mosaico na NAVE. São objetos construídos a partir de pedaços de cerâmica e vidro. É possível obter produtos como pequenas caixas, molduras de espelhos e porta retratos, tudo isso com retalhos e fragmentos desses materiais. Ele nos fala que crianças a partir de cinco anos já podem realizar o trabalho. Ítalo, outro instrutor, trabalha com livros feitos a mão. Segundo ele, todo o trabalho é feito de forma artesanal. Ele próprio escreve, desenha, monta, cola e faz o acabamento dos livros. Há dez anos Ítalo trabalha fazendo livros. Hoje, ele realiza oficinas com crianças, onde elas contam suas próprias histórias através dos livros, trabalho bonito e gratificante, segundo o escritor. Ele só lamenta a falta de programas de cultura e educação voltados para esse tipo de iniciativa. Mas, acredita que já despertou o interesse de muitas crianças. Atualmente o artista está com uma exposição de seus trabalhos no Centro Cultural do Bom Jardim, onde desenvolve essa atividade a mais de um ano, junto à crianças, jovens e pais. O Centro de Cultura Bom jardim fica na Rua Três Corações, próximo ao Conjunto Ceará.

A ONG ainda mantém atividades contra a prostituição infantil junto a Prefeitura e o Estado. São trabalhos de prevenção à jovens e crianças em situação de risco, que muitas vezes são expulsas de casa, pela violência doméstica. Através de palestras e oficinas a entidade procura conscientizar os pais que é preciso dar mais atenção aos filhos com a intenção de diminuir os casos de prostituição infantil. A equipe já prestou serviços em vários bairros e até em locais mais distantes, como na Comunidade da Lagoinha. Vale lembrar que todos os trabalhos são de cunho artístico, voltados para a valorização e promoção do ser humano.

Por Silvio Ferreira

Promoção da dignidade através da arte.

NAVE tem projetos de arte voltados para jovens e suas famílias. As atividades visam incentivar jovens a partir de dezesseis anos a desenvolverem seus talentos, que segundo a Presidente da ONG, Nilze Forte Silva, não têm muitas oportunidades nas escolas. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, é a partir dessa idade que esses jovens podem trabalhar como aprendizes. A importância desse trabalho, ressalta Nilze, é contribuir para o aprimoramento do próprio jovem utilizando a literatura, a poesia, o violão e a flauta como forma de arte. É dessa maneira que a diretora acredita ser possível elevar a auto-estemas dos jovens, desenvolver melhor suas habilidades e mostrar que eles são capazes de transformarem suas realidades.

Hoje a NAVE conta com instrutores que dão suporte para crianças carentes, na fabricação de brinquedos. Com isso, a aquisição desses brinquedos se torna uma realidade para muitas crianças.
A ONG é formada também por uma diretoria composta por um presidente, um vice presidente, um tesoureiro, um secretário geral, além de contar com uma assembléia que se reúne uma vez por mês, todos com trabalho voluntário.

Para contatos ou maiores informações ligar para o telefone (85) 3241.0201. Ou visitar a sede à Rua Barão de Aratanha, N° 201, esquina com Senador Alencar, no Centro da Cidade de Fortaleza.

Por Helder Cordeiro

TEMPLO DA POESIA

Será aberto oficialmente no próximo dia 04 de abril, o grupo Templo da Poesia, sob a supervisão do poeta Reginaldo Figueiredo e do artista plástico Carlos Amaro. O evento contará com apresentação do grupo Poemas Violados, mostra e venda de artesanato. Serão ministradas oficinas de mosaico, brinquedos e cartões com apelos poéticos, tudo em materiais reciclados.

Segundo os organizadores, o espaço destinado principalmente à poesia e artesanato, sendo parte atuante do grupo socioeconomia solidária, a entidade tem como parceiros nomes de peso em causas sociais, tais como: Cáritas, Núcleo de Mulheres, Maria Bonita- mulheres de coragem, Mulheres seltas entre outros.

O acontecimento será na sede da Nave, situada a rua Barão de Aratanha, 201 - Centro. Maiores informações: 085 - 3241 0201 e-mail: naveh@terra.com.br


Por Estevão Soares.

sexta-feira, 6 de março de 2009

quinta-feira, 5 de março de 2009

CEARÁ E ELTON JOHN


O Projeto Arte e Cidadania - Uma Fronteira Possível, com pessoas vivendo com HIV/AIDS foi um dos projetos mais relevantes desenvolvidos pela Nave no ano de 2006 e contou com o patrocínio da Fundação Elton John, entidade criada pelo cantor britânico para pesquisa de cura e prevenção do HIV.
Por Joanice Sampaio.

DE NOVO ENDEREÇO

A Nave mudou de endereço e está estruturando a nova sede, cujo trabalho está mais atuante.

A ONG agora atende na rua Barão de Aratanha, 201, Centro. Próximo ao Decon.

A entidade existe há 10 anos, trabalhando com a valorização da espécie humana, direitos reprodutivos, prevenção à violência doméstica e DST/Aids principalmente com mulheres em situação de vulnerabilidade social, sendo a arte uma das principais ferramentas das ações da Nave.

Por Myrna Abreu